22 de junho de 2010

Mercado de trabalho e oportunidades de emprego


Atualmente, a facilidade com que se perde um emprego é quase a mesma com que os homens perdem suas roupas. A disputa do mercado de trabalho tem se intensificado dia a dia, logo, o sucesso profissional se torna um trabalho cada vez mais árduo. No meio jovem, a pressão é constante. Da escola, dos pais, tem o vestibular... decisões importantes que irão refletir pelo resto de suas vidas, e a escolha de uma profissão sempre traz um impasse. O que eu quero fazer? Onde vou trabalhar? Será que eu consigo emprego? São perguntas que estão diariamente confrontando estudantes. Na hora de escolher um curso, deve-se levar muito em consideração as oportunidades de emprego, e, para quem não quer se dar mal, aqui vão algumas dicas sobre o mercado de trabalho e as profissões do futuro.


     Hoje estamos diante de uma grande revolução, onde o homem tem sido substitudo por máquinas, o trabalho braçal perdeu consideravelmente sua importância e a valorização não está mais na quantidade de músculos ou habilidade manual. A exigência é, sobretudo, intelectual, para criar, desenvolver e vender. A sua posição no mercado vai depender do seu esforço, de quanto você decidir que vale a pena lutar. O negócio é se debruçar nos livros e ir em frente. Porém, existem profissões que estão mais "em alta", assim como existem outras que já não são mais tão procuradas como antigamente. Segundo a Federação das Indústrias do Rio, a disputa por mão-de-obra qualificada só tende a aumentar, e o estudo ainda aponta quais profissões serão as mais valorizadas até 2015 (observe que das 10 escolhidas, 6 são de nível técnico, portanto o que vale não é somente ter um bom diploma universitário). Veja:

1. Engenheiro de Petróleo
2. Engenheiro ambiental
3. Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
4. Ajudantes de obras civis
5. Analistas de sistemas computacionais (TI)
6. Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
7. Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
8. Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
9. Técnicos florestais
10. Técnicos em manipulação farmacêutica

     Ingressar no mercado de trabalho também requer saber como aproveitar uma boa oportunidade. Fuçamos alguns sites sobre isso e escolhemos um muito interessante, que dá dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego: http://www.mundodastribos.com/dicas-de-como-se-comportar-em-entrevista-de-emprego.html. O site é show de bola, vale a pena conferir!

     Mais uma coisa. Para os mais ganânciosos (hehe), aí vai um super link com as profissões mais bem pagas: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5934/1/As-Profissoes-Mais-Bem-Pagas/Paacutegina1.html.


     E agora, para descontrair, uma breve propaganda americana sobre uma entrevista de emprego (muito bom)!



4 comentários:

  1. achei a associação da perca de empregos com os homens que perdem suas roupas muito boa hahahah
    mas fora isso o resto do conteúdo também está de parabéns!
    resumido mas com um conteúdo bem interessante.. gostei (: sucesso aí laranja no palito

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu post sobre as profissões do futuro! Eu tenho interesse em trabalhar com TI, mais precisamente na area de Programação, o que você acha sobre esse mercado? Soube que poucas pessoas conseguem formam nessa area, o que me deixa desanimado, mas tenho muita vontade de trabalhar na area de informatica!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Darth K:
    É fato que poucas pessoas conseguem se formar nessa área, porém para aquele que se empenharem um futuro brilhante os aguarda, com muitas oportunidades de emprego. Vale a pena investir!

    ResponderExcluir
  4. achei muito interessante o post,parabéns, vestibular esta chegando.. temos que nos preocupar com nossa carreira,a final, seremos o futuro do país!

    ResponderExcluir