29 de junho de 2010

Curso técnico: emprego garantido?

  Mais do que nunca os jovens de hoje vêm buscando ingressar em cursos técnicos ao invés de prestar um vestibular e ir para a faculdade. O que eles visam ao fazer tal escolha é estar empregado antes daquele que gastará 5 ou 6 anos para poder estar trabalhando. Mas será que apenas com um curso técnico você tem um emprego garantido?

  O objectivo principal de um curso técnico é de preparar seus alunos para ingressar no mercado de trabalho imediatamente, e, justamente por isso, é obrigatório o estágio. Assim, os alunos já tem uma ideia de como é o mercado de trabalho quando realmente ingressarem nele.

  Por esses motivos, se o aluno está em dúvida para qual curso prestar, se ele está necessitando de um emprego rápido, ou então não tem renda suficiente para pagar uma faculdade, o curso técnico é a melhor opção, pois com o término deste ele terá um emprego garantido. Primeiro porque a procura por profissionais técnicos é bem maior do que a por profissionais superiores (devido a diferença salarial); segundo pelo preparo prático que o aluno terá no curso técnico; e terceiro, a qualidade dos cursos técnicos hoje no Brasil está muito boa, como por exemplo no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ou ainda no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

  Segundo o Centro de Educação Profissional - CEPRO, é vantagem fazer um curso técnico quando você:
- Busca formação profissional em um curto espaço de tempo;
- Sabe que, a curto prazo, não tem condições de fazer uma graduação;
- Precisa ter uma profissão para poder custear um curso universitário;
- Tem um perfil mais técnico e não pretende seguir a vida acadêmica.

  O que acontece muitas vezes, é que o estudante decide começar com o curso técnico para mais tarde fazer um curso superior, aumentando assim sua renda. Porém, infelizmente, nossa sociedade está acomodada, e muitas vezes, depois de terminar o técnico, desistem de continuar crescendo. Querendo ou não, um profissional está bem mais qualificado depois de cursar uma faculdade. Isso tudo faz, de certa maneira, diminuir o nível dos trabalhadores, pois estes preferem ficar somente com o curso técnico.

  Nessa época do ano muitos jovens chegam a um impasse. Não passaram no vestibular, e agora têm que decidir o que fazer. Mais um ano de cursinho? Fazer um bico em algum lugar? Entrar para a segunda opção de faculdade que eu nem quero tanto? Ou fazer um curso técnico e depois a faculdade? Se você está em dúvida, opte pelo curso técnico e depois faça uma faculdade pública, assim você terá uma fonte de renda enquanto estuda.

  Entrevistando a estudante do Beatriz F., que faz curso técnico de vendas em Tubarão, obtivemos algumas respostas interessantes. Confira a entrevista na íntegra.

Laranja no Palito: O que a levou a optar por fazer um curso técnico ao invés do ensino médio normal?

Beatriz F.: Os cursos técnicos são voltados para a realidade do mercado de trabalho, e através dele eu posso conseguir um estágio e ir montando um bom currículo desde já. Acho super importante o fato de criar uma experiência profissional.

LP: Você pretende fazer um curso superior depois?
BF: Tudo depende de como vou estar depois de terminar o técnico, se vou estar empregada e tals.. Mas acredito que vou fazer sim.

LP: Você aconselha fazer curso técnico mesmo para aquelas pessoas que teriam condições de sustentar uma faculdade?

BF: Novamente tudo depende (risos), tem que ver o que a pessoa quer fazer da vida. Tem faculdade que não vale a pena ter curso técnico, mas de forma geral dá um 'toque' no currículo.
 
  Nossos sinceros agradecimentos à Beatriz por sua entrevista.
 
  Segue um vídeo do programa Fantástico, da Rede Globo que mostra o excesso de profissionais com curso superior e a falta de técnicos, o que mostra que hoje praticamente o técnico possui um emprego garantido. Também mostra entrevistas com pessoas que já passaram por essa experiência.



  Site do Fantástico: g1.com.br/fantastico

Um comentário:

  1. é de extrema importancia textos como esse
    ajudam mt para quem quer saber como é o ensino tecnico

    ResponderExcluir