3 de agosto de 2010

Marinheiros de Primeira Viagem


     Os recém formados geralmente encontram um desafio depois de pegar o canudo: o primeiro emprego. Muitas vezes os jovens acabam perdendo uma oportunidade por cometer 5 erros, listados por Flávia Furlan Nunes em um artigo no InfoMoney. São eles:




1.Procurar apenas na Internet;
2.Mandar currículos sem direcionamento;
3.Vestir-se errado para a entrevista;
4.Não saber ouvir na entrevista;
5.Não demonstrar cortesia na entrevista;



     Porém, nem sempre o primeiro emprego vem depois da formação acadêmica. Muitos estudantes acabam conciliando trabalho com estudo, e tem sua primeira oportunidade durante o curso. Outros ainda, acabam trabalhando antes mesmo de iniciar um curso técnico/superior. A busca pelo primeiro emprego pode ocorrer em várias fases da nossa vida, e por diferentes motivos. De qualquer maneira, o primeiro emprego sempre é uma experiência marcante, assim como o primeiro dia na escola ou a primeira professora, e portanto, deve ser uma experiência positiva, procurando entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Mas como começar?
    Um bom primeiro passo é conversar com profissionais da área que você cursou, esta cursando ou pensa em cursar, para assim conhecer mais o dia-a-dia, as dificuldades, os benefícios, e assim poder esclarecer suas dúvidas e saber o que pensam aqueles que já exercem o trabalho que você pensa em realizar.



 • ESTÁGIO 

Lado Positivo: Para você que está fazendo um curso, seja ele superior ou técnico, o estágio é uma opção segura, pois você já tem uma noção em que área irá atuar futuramente, e pode adquirir boas experiências.
Lado Negativo: Não recebe benefícios, como 13º salário, férias, hora extra...


     Um levantamento de IBGE, feito em julho de 2007, mostrou que mais de um milhão de jovens com idade entre 18 e 24 anos tentavam ingressar no mercado de trabalho, eles representavam 46% dos desempregados. Quem fez estágio já sai com um pé na frente, porém não é só isso que conta. “Há outras preocupações que ele deve ter, como, por exemplo, um bom currículo elaborado, uma boa rede de relacionamentos, uma boa apresentação social. Ele pode participar de eventos na área, de congressos por exemplo. Congresso é um bom espaço para entrar em contato com muitas pessoas e muitas pessoas o conhecerem. Ele pode ir a feiras de recrutamento que as próprias universidades fazem, os agentes de integração empresa-escola”, diz Magali Silvestre, especialista em estágio e carreira.






• PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO

     O Programa Primeiro Emprego tem a função de gerar empregos e oportunidades de trabalhos para os jovens brasileiros de qualquer região do país e ainda tem a função de qualificá-los para exercer uma profissão no futuro.
Para fazer parte do Programa Primeiro Emprego é necessário estar dentro de alguns requisitos básicos como: ter entre 16 a 24 anos, não ter prestado nenhum tipo de trabalho anteriormente, ser membro de uma família que tenha renda per capita até meio salário mínimo e estar freqüentando regularmente uma instituição de ensino público. Para mais informações acesse o link abaixo.
Fonte: http://clicaki.net/como-funciona-o-programa-primeiro-emprego/





• CURRÍCULO

    Uma importante questão na hora de conseguir o primeiro emprego é ter um bom currículo. Quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores são as chances de se ingressar no mercado de trabalho. Um grande problema é que a maioria dos recém formados não sabem o que colocar em  seu "Curriculum Vitae", ou então exageram nas experiências vividas. Veja abaixo o que você não deve fazer em seu currículo:






1 Não faça um currículo com mais de duas páginas;
Não coloque foto, a não ser que a vaga peça (como por exemplo, uma modelo)
3 Nos dados pessoais não cite todos os números de seus documentos, o que tem de ter é nome, endereço, telefones, e-mail, data de nascimento e estado civil;
Não cite experiências profissionais (se tiver) de longa data, cite apenas aquelas que são recentes;
5 Não descreva sua personalidade.


• TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA


    O trabalho na adolescência entre os 14 aos 18 não é bem visto por pesquisadores apesar de indicado por certas pessoas que dizem que é bom para a formação social. Os trabalhos mais procurados por adolescentes são: office-boys, cobradores de vans e empacotadores em supermercados. Só que o maior problema disso tudo é que além do trabalho desgastante há o estudo presente que deveria ser considerado primordial para esta fase da vida. Segue abaixo uma pesquisa feita com adolescêntes:


¬ 52% trabalham;
¬ 24% estão desempregados, portanto já trabalharam;
¬ 24% não trabalham.

O.b.s.: 62% dos empregados sentem dores no corpo por causa do trabalho. O estudo mostra ainda que aqueles que estão submetidos a maiores exigências psicológicas têm três vezes mais chances de sentirem dores no corpo do que os que não sofrem esse tipo de pressão.


• CONCLUSÃO

    Finalmente percebemos que é extremamente importante a experiência profissional, até mesmo para você conseguir outros empregos futuramente, concordamos porém que o estudo vem primeiro que tudo, até mesmo do trabalho, pois com uma boa formação acadêmica, você conseguirá um emprego melhor. É uma escolha difícil de trabalhar ou não enquanto estuda, mas se não for necessário para sua sobrevivência este trabalho, nós do Laranja no Palito aconselhamos que você não trabalhe durante os estudos, focalize nestes para que assim possa cursar ou um curso técnico ou um superior com tranquilidade, e ai sim fazer um estágio para estar ciente do que te espera pela frente.


• VÍDEO

    Segue abaixo um vídeo sobre o Primeiro Emprego, com opiniões de profissionais da área  de contratação e de recém profissionais (que começaram a trabalhar a pouco tempo):





ATENÇÃO!!!: De acordo com as regras do concurso  "Desafio do Conhecimento" este será nosso último post no blog Laranja no Palito, infelizmente. Estávamos curtindo muito esta experiência e agradecemos à equipe ITS por nos proporcionar este concurso cultural, onde podemos não só aprender sobre os temas abordados, mas também sobre blogs, como fazer um, como editar textos, salvar rascunhos, entre outros. Nós faremos ainda uma postagem no dia 17 de agosto com o ranking do concurso. Queremos agradecer também a todos aqueles que nos apoiaram, que comentaram nossas postagens e que nos ajudaram com elas. Também agradecemos aos entrevistados. Ao nosso amigo Kabian Sadi, que nos ajudou com uma das postagens, nossos sinceros agradecimentos à você Kabian. E é claro ao Octávio (Pai dos trigemeos) nosso "comentarista", que fez comentários esplêndidos sobre nossos posts, Muito Obrigado! E é com grande tristeza mas com esperança (de ganhar o concurso, é claro) que nos despedimos de todos que nos acompanharam durante estas sete semanas.


   Um grande abraço à todos,

               Guilherme Fonseca, Yara Costa, Raíssa Martins, Lucas Augusto Sérgio

Um comentário:

  1. aaa que mal gente, não sabia que esse seria o último post de vcs! as matérias me ajudaram muito a pensar sobre o que fazer da vida :), a equipe está de parabéns!
    um beijo a todos, estou na torcida!

    ResponderExcluir