27 de julho de 2010

Estações Lotadas

     Estamos chegando na reta final deste desafio, e o tema desta semana é dedicado a todas os que foram desanimados por seus amigos e pais (hehe). Mas é verdade, vamos falar um pouco sobre cursos que estão saturados mas é aquilo que você realmente gosta, e que, na maioria das vezes, não recebe o devido apoio. Devo fazer o que eu realmente quero? Ou devo seguir o "curso" do mercado? Vale a pena tentar?


     Sem mais delongas, hoje vamos ser bem diretos. Não basta simplismente dizer "Siga seu coração", porque talvez ele te leve a falência. Atualmente, é preciso sim levar as oportunidades de emprego e o mercado de trabalho em considaração. Quando seus pais alertam você para repensar sua decisão, não é a toa. Para se dar bem em uma área que está saturada, deve-se estar muito disposto a pagar o preço. Para entenderem melhor, leiam a seguir o depoimento de dois componentes da equipe que optaram por áreas bem competitvas, e outra que entrevistou uma prima.

DEPOIMENTOS

"Quando decidi cursar Direito, sabia que enfrentaria um árduo caminho pela frente. Essa é uma área extremamente saturada, e para atingir meus objetivos vai ser preciso muito esforço. Pretendo ser juíza, porém para isso devo cursar a faculdade não somente para passar, mas para ser a melhor."
Raíssa

"Passei dois anos de minha vida decidindo entre dois cursos: Odontologia e Engenharia Mecânica. Conversei com dentistas e engenheiros, e optei por fazer odonto. É uma área que está cheia de profissionais, mas pretendo atingir o sucesso me destacando atravéz do esforço."
Lucas Augusto

"Tenho uma prima que mora em Florianópolis e trabalha em uma universidade. É formada em fisioterapia, e tem 32 anos. Neste ano foi informada que para continuar na área em que trabalha é necessário ter o título de doutor. O mercado para os fisioterapeutas é limitado e as vagas para um bom emprego requerem melhor qualificação do profissional. Então para um recém formado é complicado conseguir uma vaga quando não há mais empregos dentro da sua área, há excesso de profissionais e uma ótima qualificação daqueles já empregados."
Yara



     Viram só? Se o seu sonho está ligado a uma área saturada, saiba que você pode obter sucesso, porém o trabalho será dobrado. Acreditamos que a satisfação profissional não deve ser desprezada, e nem o mercado de trabalho, portanto, coloque na balança e pense nas suas opções... Afinal, ninguém gosta de estar na fila :)

     Outro curso também que é muito complicado ingressar no mercado de trabalho é o da Psicologia. As chances de conseguir montar um consultório no início da carreira e ter um bom número de pacientes são remotas. Em muitos casos após pagar uma faculdade, o que, na maioria das vezes, é necessário um grande investimento, para conseguir um emprego os profissionais desviam-se do seu mercado de trabalho e passam a trabalhar em qualquer emprego por uma remuneração bem menor que o esperado. Se você não sabe se a sua primeira opção de curso é saturada, aqui vai uma lista com as 7 profissões mais escolhidas nos vestibulares.

• Educação Física
• Publicidade
• Turismo
• Psicologia
• Odontologia
• Direito
• Jornalismo

     Existe uma coisa que ajuda muitas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, chama-se infuência. E há algo que ajuda muitos a terem essa tal influência: networking.


     Essa imagem pode demonstrar o que é networking. É a sua lista de contatos, as pessoas que você conhece, e que talvez um dia deem uma forcinha na hora de fazer uma recomendação ou uma entrevista de emprego, por exemplo. Portanto, sempre é hora de aumentar o seu círculo de amigos/conhecidos! Existem vários sites que lhe ensinam como fazer isso, clique aqui para obter mais dados e dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário