13 de julho de 2010

Curso, faculdade, universidade - quem é quem?


     Mais uma vez, bombardeados de dúvidas. Parece que assim será eternamente no mundo dos jovens.. Constantemente confrontados, o tema de hoje é o seguinte: universidades e cursos. Quando pensamos nisso, um leque de opções se abre a nossa frente. Temos só três horas pra terminar esse post até a meia noite e publicar o material com as pesquisas da semana, por isso vamos tentar ser mais objetivos, até porque essa semana é basicamente o que já discutimos antes...


UNIVERSIDADES:
- Pública: Dá um certo status aqueles que nela estudam, o vestibular é bem mais concorrido se comparado com as universidades particulares. Em termos de estudo, o conhecimento adquirido é paralelo as instituições privadas, porém quando se tem um diploma de uma universidade pública, geralmente é ponto extra.

- Privadas: Possuem menos candidatos por vaga, ou seja, é mais fácil de se ingressar. A principal desvantagem são os custos (sempre há a tentativa de bolsas). Além de que, como citado acima, o diploma pode ser visto como uma desvantagem dependendo do nível de credibilidade da instituição.


CURSOS:
- Técnicos: Para aquelas pessoas que desejam ter dinheiro rápido, sem tanto investimento. O curso te dá uma boa base prática e pode ser feito junto com o Ensino Médio. O salário é mais baixo quando comparado aos profissionais com curso superior.

- Superior: Requer um investimento financeiro maior, porém o retorno também é mais satisfatório. Esse tipo de curso também demanda mais tempo (de 4 a 6 anos em média). O profissional sai mais bem preparado para enfrentar mercado de trabalho.

OBS.: Hoje, apesar de o curso superior ser visto como mais bem qualificado, a procura por técnicos é intensa.


     O Brasil hoje conta com 443 faculdades e universidades particulares e 150 públicas (federais, estaduais, municipais e militares). São 2,95 particulares para cada pública. (Dados de 2007).

     Muitas pessoas com quem conversamos apresentaram uma dúvida que marcou a maior parte das conversas: a diferença entre faculdade e universidade. Segundo o Professor Luís Limeira (SP) não há muitas diferenças, ambas são instituições de nível superior. "A diferença entre elas consiste no fato da Universidade ter de aplicar ensino, pesquisa e extensão, enquanto que a faculdade deve aplicar ensino e extensão, ficando opcionalmente a pesquisa."

     Agora, um vídeozinho sobre a nossa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O começo é um pouco chatinho, mas assistam que depois fica bom... hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário